Mas pera, ele não é um gavião!! O carcará é pertence à família dos falcões. E qual a diferença? Os gaviões pertencem à família Accipitridae, tem asas largas, cauda curta e garras bem desenvolvidas que são usadas para a caça. Já os falcões pertencem à família Falconidae, possuem bico curto, asas estreitas e pontiagudas, dedos longos e afiados e usam o bico para caçar.

Fácil de reconhecer, quando pousado, possui um chapeuzinho estiloso sobre a cabeça, a face é alaranjada, o peito uma combinação de marrom claro com riscas pretas, patas compridas amareladas.

Ele é um generalista e oportunista, é onívoro (come de tudo), come animais vivos ou mortos e até lixo humano. É ainda uma ave comedora de carniça, geralmente é visto voando e/ou pousando junto a urubus pra ajudar na comilança.

Vivem solitários, aos pares ou em grupos, limpam uns aos outros (se preocupam com a higiene), frequentemente observados no chão e ao longo de estradas. O seu nome comum vem do chamado que ele faz para avisar outros carcarás de seu território, é o jeito de comunicação deles.

Fontes: WikiAves, Aves de Rapina Brasil, Portal G1: Você conhece o carcará? Veja cinco características curiosas da ave, Aves do Brasil: Mata Atlântica do Sudeste.

carcará (clique na imagem para ampliar)

You may also like

Back to Top